Blog

Home » blog » Dia Internacional do Orgulho LGBT+

Dia Internacional do Orgulho LGBT+

Aqui no Brasil, o mês de Junho é conhecido por ser o mês do amor. O dia dos namorados marca o início da temporada e estamos acostumados a ver diversas declarações e postagens de casais por toda internet.  Muito além disso, o mês de Junho também serve para celebrarmos o amor e suas diversas formas.

No dia 28 é comemorado internacionalmente o Dia do Orgulho LGBTQIA+, e por quê devemos falar ainda sobre isso? Como uma rede de moda, reconhecida pela sua diversidade, não poderíamos deixar passar essa data e mostrar o nosso apoio e respeito a diversidade.

Aqui na Líquido, acreditamos que o amor move o mundo, e que esta engrenagem é vital para caminharmos para um tempo de mudanças e mais respeito a diversidade. Que tal aprendermos um pouco sobre este tema hoje?

Como surgiu esse movimento? 

Foi no ano de 1969, na cidade de Nova Iorque, que um grupo de gays, lésbicas e transsexuais estavam curtindo uma noite qualquer no famoso bar Stonewall In quando houve uma batida policial no local.

Naquela época, era crime se declarar homossexual ou qualquer “ato” que remeta a isso. Muitos dos policiais faziam vista grossa, porém nesta noite, um grupo de policiais resolveram intervir.

Mas, diferente do que aconteceu em batidas policiais anteriores, naquela madrugada, os frequentadores do bar resolveram reagir. Com o apoio de simpatizantes, fizeram uma mobilização junto com uma multidão para responder à perseguição policial contra a comunidade.

O protesto durou mais duas noites, dando origem a várias outras mobilizações em favor dos direitos dos homossexuais em cidades americanas. No ano seguinte, surgiu a primeira parada do orgulho LGBTI: o dia era 1º de julho de 1970.

O movimento LGBTI ganhou forças em todo o mundo, somando a ele ainda outros grupos e se tornando o Dia do Orgulho LGBTQI+ para englobar todas as orientações sexuais e de gênero.

Qual a importância para o movimento ao orgulho LGBTQIA+? 

O Dia Internacional do Orgulho gay é comemorado não só pelo público gay, como também por todas as pessoas que apoiam e simpatizam com a diversidade e respeitam o amor acima de tudo. É extremamente importante uma mobilização em conjunto para celebrar e se conscientizar a população mundial sobre a importância da inclusão, da igualdade e do combate à LGBTfobia.

Além disso, a data vai além de uma simples celebração ou até mesmo uma Parada Gay, como o evento é conhecido, mas uma data para sentir orgulho por poder ser quem é sem medo ou constrangimento.

É uma data para lembramos de que somos todos iguais, e que todos devemos ter os mesmos direitos, acesso e respeito.

Como é comemorado no Brasil? 

A maior festa ao público LGBTQIA+ do mundo é celebrada no Brasil, entretanto, apesar do sucesso ela é relativamente nova por aqui. Isso porquê o Dia do Orgulho gay no Brasil começou a ser comemorado em meados de 1995, na cidade do Rio de Janeiro, ou seja, quase 30 anos depois dos Estados Unidos.

Tivemos um gap enorme de tempo onde foi preciso muita força e união para o movimento se tornar o que é hoje em dia.

Toda a mobilização começou durante a 17º Conferência da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e intersex, resultando em uma pequena marcha em Copacabana, sendo o suficiente para chamar atenção em todo o país para a temática da diversidade.

Já em 1996, o movimento ganhou as ruas da Capital de São Paulo, reunindo cerca de 500 pessoas na Praça Roosevelt. Já no ano seguinte, ganhou mais adeptos ao movimento, dando início à primeira Parada Gay na Avenida Paulista em 1997.

Vozes LGBT: Conheça alguns criadores de conteúdo para se manter informado

Hoje, graças ao avanço da internet, podemos ter acesso a muita informação para não passar nenhuma situação desconfortável. Hoje podemos dizer que existem muitos criadores de conteúdo que são LGBT+ e que produzem (ou já abordaram) materiais relacionados à temática. Felizmente vários desses criadores já contam com um números bastante expressivos de audiência e engajamento. Veja a seguir alguns que listamos que você precisa ficar de olho!

Lorelay Fox

Lorelay Fox é criação do publicitário Danilo Dabague, que começou a se montar na adolescência para ajudar um amigo a ter a coragem que buscava para dar os primeiros passos no mundo drag queen. Depois de dez anos fazendo performances em Sorocaba, percebeu que precisava se reinventar. Foi assim que resolveu transformar Lorelay em youtuber, criando o canal Para Tudo em 2015.

Spartakus

Spartakus Santiago é formado em comunicação pela UFF. Começou a publicar vídeos em seu canal no YouTube em 2017. Ele usa o espaço para debater temas como racismo e LGBTfobia. O youtuber também é apresentador do canal Futura e colunista do GNT e Mídia Ninja.

Mandy Candy

Amanda Guimarães, mais conhecida na internet como Mandy Candy, é natural de Gravataí, interior do Rio Grande do Sul. A youtuber comanda o canal Mandy Candy, onde compartilha suas experiências com transição de gênero e curiosidades de sua vida.

Canal Põe na Roda

O canal Põe na Roda traz vídeos com “humor por uma boa causa e informação fora do armário”, segundo os criadores Pedro Henrique Mendes Castilho e Nelson Carneiro.

A programação do canal reúne temas relevantes para a comunidade LGBT. Eles discutem sobre preconceitos, relacionamentos e empoderamento gay. O vídeo Não é por ser gay que eu… já tem quase três milhões de views.

Escrito por Gustavo Sousa.

Compartilhe:

Você vai gostar desses também...

Armário Inteligente: Peças Básicas não Básicas

Seguindo os padrões esperados desde sempre, a moda está diariamente se reinventando e questões como sustentabilidade, praticidade e conforto passaram a ser quase que requisitos

Pilates: No Estúdio Ou Em Casa?

O Pilates é muito mais do que uma simples forma de exercício ou uma foto instagramável; é uma prática que pode transformar tanto o corpo

  • Últimos posts