Blog

Home » blog » A trajetória do nosso querido biquíni

A trajetória do nosso querido biquíni

A peça que por muito tempo foi malvista, hoje é o item indispensável para curtir a praia ou os dias na piscina.

Considerando uma das invenções mais importantes do século 20, depois da bomba atômica, o biquíni foi inventado por um costureiro francês, Louis Reard. O primeiro traje de banho já inventado no mundo foi criado no dia 5 de julho de 1946 e causou um escândalo na época por conta da ousadia que a peça trazia para o cenário atual.

modelos de biquíni vintage

Tal repercussão negativa, fez o uso da peça ser proibido em diversos países sendo até condenado por entidades religiosas por conta da “vulgaridade” do item de praia.

Conheça a mulher que usou o biquíni pela primeira vez.

A má fama da peça desencorajou várias mulheres a investirem no traje de banho, porém em meio a tanto alvoroço foi a bailarina Michelini Bernardini que ousou e topou desfilar com a peça na beira de uma piscina pública de Paris no dia 5 de julho de 1946.

modelos de biquini

Ela era bailarina e pousava para revistas, pois Réard não conseguiu que nenhuma modelo aceitasse usar um traje de banho tão pequeno, visto que na época mostrar o umbigo era inaceitável.

Anos antes, a alemã Käthe Hemme estreou o traje para os holofotes, porém de uma forma mais conservadora. Com a Alemanha vivendo o seu pós-guerra, eram poucas as variedades de lojas existentes naquele período.

Usando a criatividade, várias mulheres começaram a rasgar seus vestidos, casacos e peças com tecidos flexíveis e fazer disso seus trajes de banho de forma improvisada e bastante inusitada.

A origem do nome biquíni

Dadas as circunstâncias do atual cenário político da época, quando o mundo testemunhava pela primeira vez o poder de uma bomba nuclear, a aparição do traje na mídia também se mostrou um acontecimento bombástico da época.

Os testes de bombardeios no Atol de Bikini, no Oceano Pacífico foi a principal inspiração para o costureiro Louis Réard, em sua saga para procurar um nome que expressasse exatamente o impacto que a peça causaria naquela época.

Sua popularidade no Brasil

O biquíni só começou a ser usado no Brasil no final da década de 50, por vedetas como Carmem Verônica e Norma Tamar, que juntavam multidões nas areias em frente ao Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

modelos de biquini

Uma das aparições mais famosas nas areias daqui foi da atriz Leila Diniz, que ostentou sua gravidez de oito meses na praia de Ipanema usando um biquíni. A imagem se tornou símbolo da liberação feminina nos anos 70.

modelo de biquíni

Mas foi no início dos anos 70, que foi produzido um modelo de biquíni ainda menor, a tanga e na entrada dos anos 80 a asa-delta seguida do fio dental que passou a ser o favorito das raparigas jovens. Porém só em meados dos anos 90 que a peça ganhou um impulso e começou a apresentar novos modelos, tecnologias que hoje em dia são mundialmente conhecidas.

O Brasil tem uma grande vontade em produzir as peças deste segmento devido ao clima tropical que beira o ano inteiro, por isso, os biquínis brasileiros são mundialmente conhecidos não só pelo seu design exótico, mas sim pela ousadia da peça que criamos.

– Leia também: O Clássico cortininha: De onde ele surgiu? 

Escrito por Gustavo Sousa

 

Compartilhe:

Você vai gostar desses também...

Armário Inteligente: Peças Básicas não Básicas

Seguindo os padrões esperados desde sempre, a moda está diariamente se reinventando e questões como sustentabilidade, praticidade e conforto passaram a ser quase que requisitos

Pilates: No Estúdio Ou Em Casa?

O Pilates é muito mais do que uma simples forma de exercício ou uma foto instagramável; é uma prática que pode transformar tanto o corpo

  • Últimos posts