O clássico cortininha: De onde ele surgiu?


Não vá pensando que a moda praia surgiu já com estes micro modelos que estamos acostumados a ver por aí não, a história do biquíni tem uma longa estrada e passou por diversas mudanças e aperfeiçoamentos, sempre respeitando o bem-estar da mulher (claro!).

E nenhum lugar melhor para falarmos de biquíni do que o Brasil, mais precisamente o Rio de janeiro, o destino desejado para todos que querem sentir o verão mágico da cidade do sol.

Bem antes do Brasil.

Sabia que já se tem registro de peças parecidas com o biquíni na cultura romana? Mas seu lançamento oficial foi em 1946. Só que ainda há uma confusão em saber de quem foi a autoria do traje de banho.

O modelo era achatado e largo, com a calcinha e o busto cobrindo boa parte do corpo, podemos dizer que o biquíni hot pants e o biquíni cropped é uma releitura destes modelos.

– Leia também: Biquíni cortininha: O Xodó de todo o verão. 

Em meados dos anos 60, as praias brasileiras ganharam um destaque mundo a fora que todo mundo se sentiu obrigado a conhecer as belezas naturais do nosso país, mas foi só na década seguinte, em 1972, que os biquínis apresentaram suas primeiras mudanças.

Ficando cada vez menores, o biquíni passou por adaptações que podemos considerar uma verdadeira “revolução” para o guarda-roupa feminino, a calcinha que antes era passada entre as pernas se aperfeiçoou e virou o que chamamos hoje de “calcinha de lacinho” – permitindo ajustar a peça a gosto do cliente.

blog_cortininha
E para você que pensou que a nossa criatividade parou aí, está muito enganado, logo em seguida o clássico de todo verão, indispensável no guarda-roupa praiano de toda mulher, o Biquíni cortininha, chegou para roubar o cenário das areias de todo o mundo.

blog_cortininha2

Com ele surgiu mais outros modelos como o asa-delta que bombou nos anos 80 graças a influência fitness e o mais polêmico de todos: o fio dental.

Ousado e chocante, as jovens com o bumbum perfeito adoravam usar este modelo pois ele modelava a região, dando a impressão de um glúteo redondo e durinho.  Mas só aqui que a peça foi usada, já que no exterior até hoje a preferência é a calcinha bem maior.

blog_cortininha

A tendência se expandiu até chegar nos anos 2000, seguindo a ‘vibe’ minimalista da época a moda praia continuou seguindo a linha dos biquínis cada vez menores, porém sempre reinventando e trazendo referências passadas para as coleções atuais, procurando sempre agradar os mais diversos públicos com modelos inusitados a cada estação.

E você, gostou da nossa viagem ao tempo na história dos biquínis? Qual é o seu favorito para encarar a estação do sol?

Escrito por Gustavo Sousa.

 

Março 11, 2019 By Liquido blog Institucional Moda Praia Uncategorized Share:
Top biquini com bojo
Calça mormaii by liquido