Blog

Home » blog » Quem inventou o biquíni?

Quem inventou o biquíni?

Dois pequenos pedaços de pano revolucionaram as piscinas e praias na década de 40 no século passado.

A sua primeira aparição na passarela foi no corpo da modelo e ex dançarina francesa Michelini Bernardini, em Paris no ano de 1946 – logo após a segunda Guerra Mundial. A partir desse dia, o traje de banho passa a receber um novo olhar pelas mulheres e pela mídia nesta época.

A sua invenção, se dá graças a dois nomes que ajudaram a revolucionar a história do biquíni na moda. O costureiro francês Jacques Heim e o engenheiro suíço Louis Réard trouxeram um novo conceito ao biquíni, que supostamente ganhou este nome inspirado no teste nuclear realizado no Atol de Bikini, no Pacífico.

Meados da década de 1940. Tempos difíceis na Alemanha do pós-guerra. Não havia dinheiro, nem variedade nas lojas. A solução era usar a criatividade. As garotas sentavam-se à máquina de costura e, com pouco pano, costuravam suas peças. O essencial era que o biquíni caísse bem. Para isso, cortavam casacos e vestidos de malha, de tecido flexível.

O biquíni ganha destaque na mídia! 

A popularidade da peça se deu graças ao cinema. Diversas atrizes e celebridades passaram a utilizar a peça e assim aumentando ainda mais a sua popularidade. A atriz francesa Brigitte Bardot o vestiu pela primeira vez nas telonas, no filme “E Deus Criou a Mulher”. Primeiro grande “boom” do nosso companheiro insuperável do verão. Todas as mulheres quiseram ter um biquíni pra chamar de seu depois da empreitada.

Já no Brasil, a peça se popularizou no nosso litoral quando a alemã Miriam Etz usou a peça pela primeira vez nas praias cariocas, em 1948, acredita? Sim, uma alemã. Foi a primeira vez que um traje de banho que deixava o umbigo à mostra foi usado por aqui.

A partir desse momento, a peça se tornou item obrigatório de todas as mulheres quando o assunto era ir a praia. Além disso, o biquíni se tornou um grande símbolo de liberdade feminina que, por muito tempo, teve a sua liberdade contida por homens e pela mídia.

O biquíni nos dias de hoje

Nos dias atuais, não podemos falar em praia sem lembrar do biquíni. Apesar da popularidade dos maiôs nos últimos 5 anos, a icônica peça continua sendo obrigatória nas praias e clubes em todo o mundo.

Hoje em dia, a moda está cada vez mais se modernizando, e com isso, as peças de moda praia passaram a apostar na tendência dos processos tecnológicos e em tecidos inteligentes que apresentam fatores a mais na sua composição.

Aqui na Líquido, essa tendência já faz parte do nosso DNA, e a nossa missão é continuar traçando a história do icônico traje, inspirando todas as mulheres pelo Brasil e pelo mundo.

Escrito por Gustavo Sousa

Compartilhe:

Você vai gostar desses também...

Armário Inteligente: Peças Básicas não Básicas

Seguindo os padrões esperados desde sempre, a moda está diariamente se reinventando e questões como sustentabilidade, praticidade e conforto passaram a ser quase que requisitos

Pilates: No Estúdio Ou Em Casa?

O Pilates é muito mais do que uma simples forma de exercício ou uma foto instagramável; é uma prática que pode transformar tanto o corpo

  • Últimos posts