Blog

Home » blog » Importância das máscaras e camisetas antivirais

Importância das máscaras e camisetas antivirais

A pandemia do covid-19 trouxe grandes avanços tecnológicos para o mercado. Em especial no setor têxtil, tivemos o surgimento de produtos confeccionados com tecnologia antiviral, capaz de romper o contato do vírus. Com aumento da oferta de produtos com essa tecnologia, a norma ISO 18184 surge como uma comprovação da eficácia dos itens disponíveis no mercado. Nesse sentido, faz-se necessário entender como ela funciona e o que representa. Confira!

O que é a norma ISO 18184?

ISO é uma sigla para International Organization for Standardization (em português, Organização Internacional para Padronização). Ou seja, a organização é responsável pela criação de padrões internacionais para a indústria.

No caso da ISO 18184, o objetivo dos testes é analisar a capacidade antiviral de um material têxtil. Dessa forma, quando uma marca ou um produto afirma que seu desempenho foi testado pela norma ISO, esta funciona como um selo de qualidade, confirmando que o item segue os padrões internacionais.

Por que a ISO 18184 é importante? 

As pessoas tem mostrado grande interesse em produtos têxteis tecnológicos e funcionais. Aqui na Líquido, somos reconhecidos por conter tais tecnologias em nossos produtos, seja para proteção contra os raios solares (UVA/UVB) como também peças com tecidos repelentes que são facilmente encontrados em nossas coleções e são bons exemplos da nova demanda. Além delas, as roupas antivirais também estão sendo mais buscadas.

Podemos dizer que este é um reflexo da maior preocupação das pessoas em relação a saúde e bem-estar. Entretanto, é importante lembrar que o tecido antiviral ainda é relativamente novo, e que há uma grande quantidade de produtos que afirmam usar essa tecnologia entrando no mercado.

Por isso, é importante que exista um teste padronizado que seja capaz de avaliar a eficácia da tecnologia que está sendo utilizada. Afinal, os produtos antivirais são feitos por meio de avanços na tecnologia têxtil e, também, da biotecnologia. Ou seja, exigem alto grau de conhecimento para que sejam desenvolvidos da maneira correta.

O que é um produto antiviral? 

O produto antiviral, segue a risca todos estes avanços tecnológicos disponíveis no mercado. Os produtos podem ser variados, desde máscara antiviral até camiseta, blusas, squeeze e demais itens.

Aqui na Líquido, a tecnologia antiviral é graças ao fio de poliamida AMNI® VÍRUS-BAC OFF, que bloqueia a contaminação cruzada de vírus e bactérias presentes no ambiente, no momento em que entra em contato com o tecido da roupa.

Mas lembre-se: Esta tecnologia não mata o coronavírus nem mesmo impede você de ter a doença. Ela é apenas um meio de bloqueio eficaz reconhecido pela norma ISO 18184 da qual citamos acima.

Máscaras e camisetas antivirais da Líquido

A tecnologia usada em nossas máscaras e camisetas, foram testadas na norma ISO 18184 (Determination of antiviral activity of textile products). Os testes foram realizados em um laboratório independente NB-2 (Biosafety Level 2) e seguiu todas as normas e diretrizes da ANVISA.

Sua eficácia é graças ao agente antiviral presente na matriz polimérica do fio de poliamida do tecido, que possui afinidade eletrônica com regiões de proteínas da estrutura externa do vírus, impedindo a hospedagem em células humanas, bloqueando a contaminação.

Além disso, o agente antiviral atua no rompimento do envelope lipídico (gordura) dos vírus envelopados, quando este rompimento acontece, o material genético do vírus é exposto e o vírus inativado, impedindo assim a sua replicação, em outras palavras o vírus perde sua capacidade de atuação (contaminação).

– Leia também: Conheça a linha de prevenção ao coronavírus da Líquido

Vantagens dos produtos antivirais

A principal vantagem dos produtos antivirais é a capacidade de inativação dos vírus, impedindo sua reprodução de forma cruzada.  As máscaras de pano e as roupas de tecido tradicional funcionam como uma barreira física, mas acumulam micro-organismos em sua superfície. Consequentemente, com o passar das horas, eles se reproduzem e o tecido se torna um canal de contaminação. Por isso, as peças devem ser trocadas a cada duas horas.

Isso não acontece com as máscaras e as camisetas antivirais, porque elas inativam o vírus, ao invés de acumulá-lo. Portanto, os produtos antivirais podem ser usados por um tempo maior, sem a necessidade de troca constante.

A linha antiviral da Líquido já está disponível em nosso site e lojas, apresentando produtos confortáveis para sua proteção e bem estar. Confira em nosso site oficial.

Escrito por Gustavo Sousa. 

Compartilhe:

Você vai gostar desses também...

Armário Inteligente: Peças Básicas não Básicas

Seguindo os padrões esperados desde sempre, a moda está diariamente se reinventando e questões como sustentabilidade, praticidade e conforto passaram a ser quase que requisitos

Pilates: No Estúdio Ou Em Casa?

O Pilates é muito mais do que uma simples forma de exercício ou uma foto instagramável; é uma prática que pode transformar tanto o corpo

  • Últimos posts