Para sobreviver no inverno: Dicas para cuidados com a pele no frio


Veja os principais problemas de pele causados nesta estação e como combatê-los

Você sabia que nossa pele também merece cuidados específicos até para os dias mais frios?  Os cuidados com a pele não devem ser tomados apenas durante o verão – época em que desfilamos lindamente sob o sol com os nossos biquínis ou maiôs a mostra.

No inverno, é comum a umidade ficar baixa e as temperaturas mais frias, que levam a diminuição da transpiração corporal, tal fator resulta na aparição daquelas bolinhas vermelhas tão comuns.  Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes e demorados, que provocam uma remoção da oleosidade natural de nosso corpo e rosto.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas.

Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo. Veja agora dicas de como combater estes problemas:

Evite banhos quentes e demorados

Tomar menos banho com sabonete no corpo inteiro, evitar banhos muito quentes, evitar esfoliar, hidratar muito a pele, principalmente após o banho.

Hidratação pós-banho

Usar o hidratante após o banho é o ideal, pois é nesse momento que os poros estão abertos e os componentes hidratantes penetram melhor na pele. Além disso, óleos e hidratantes impedem a evaporação da água da camada interna pele, seu fator de hidratação.

Beba bastante liquido!

Beber pelo menos dois litros de água ao dia, pois é melhor hidratante natural. Por causa das baixas temperaturas é comum as pessoas “esquecerem” de tomar água durante o inverno. A vontade de matar a sede está mais ligada ao calor que é feito no verão e as atividades físicas.

Escolha o hidratante ideal para a sua pele

Se caso a sua pele for bastante oleosa, com grandes sinais de acne, aconselhamos a evitar aqueles hidratantes comuns em seu rosto. Opte por cremes que apresentação em sua composição a informação “oil-free”.

Filtro solar S-E-M-P-R-E

Além do sol que continua sim dando as caras no inverno, a luz do escritório também pode manchar o seu rosto (e não é exagero!). Ou seja, não dá para dispensar o filtro solar nem durante a estação mais fria do ano.

Cuidado com os lábios também é vital

Os lábios possuem uma pele mais fina e, no inverno, transpiramos menos. Ou seja, quando a região está ressecada, a pele perde elasticidade e, com a movimentação constante, pode apresentar fissuras, rachaduras e até mesmo soltar pedacinhos.

É importante aplicar algum produto nos lábios sempre que a pessoa perceber algum ressecamento. Entre muitas opções, os mais indicados são aqueles que têm ativos hidratantes, como manteiga de cacau, ureia, ácido hialurônico, vitamina E, ceramidas e colágeno, por exemplo.

Dicas extras! 

Alimentação adequada

O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como os brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação.

Procedimentos Dermatológicos 

O inverno é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc. Procedimentos de depilação a laser também são indicados para nesta estação.

Que tal adotar estas dicas e cuidar da pele neste inverno? E para completar, veja os looks incríveis para apostar na temporada aqui.

Escrito por Gustavo Sousa.

junho 11, 2019 By Liquido Beleza blog Share:
Inverno
Bazar